Fernanda Torres e “Ainda Estou Aqui” recebem três indicações ao Oscar 2025
Este ano, a disputa estava cercada de incertezas, já que os críticos não chegaram a um consenso sobre os favoritos.

Fernanda Torres, 59, e o filme “Ainda Estou Aqui” marcaram presença nas indicações ao Oscar 2025, concorrendo nas categorias de Melhor Atriz, Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Filme. O anúncio, feito nesta quinta-feira (23), celebra um momento histórico para o cinema brasileiro. Este ano, a disputa estava cercada de incertezas, já que os críticos não chegaram a um consenso sobre os favoritos.
Na categoria principal, Melhor Filme, o longa brasileiro enfrenta produções de peso como “Anora”, “O Brutalista”, “Um Completo Desconhecido”, “Conclave”, “Duna: Parte 2”, “Emilia Pérez”, “Nickel Boys” e “A Substância”.
As indicações estavam previstas para a semana passada, mas o evento foi adiado devido à extensão do período de votação, causada pelos incêndios florestais que afetam Los Angeles. A cerimônia, que será apresentada pelo comediante Conan O’Brien, está marcada para 2 de março, em Los Angeles.
Premiações recentes
Fernanda Torres conquistou o Globo de Ouro por sua atuação como Eunice Paiva, protagonista do longa dirigido por Walter Salles. Eunice, casada com Rubens Paiva, enfrenta o sequestro do marido por militares durante a Ditadura Militar nos anos 70. No processo, ela luta para criar seus cinco filhos sozinha e descobrir o paradeiro do marido.
Baseado no livro de Marcelo Rubens Paiva, filho de Eunice e Rubens, o filme estreou nos cinemas em 7 de novembro. Além disso, a obra foi premiada com Melhor Roteiro no Festival de Veneza, enquanto Fernanda foi eleita Melhor Atriz em Filme Internacional no Critics Choice Awards, nos EUA. Na última segunda-feira (20), tanto a atriz quanto o longa foram reconhecidos pela Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA).
COMENTÁRIOS