Denúncia da PGR contra Bolsonaro por golpe deve ficar para 2025
A expectativa é que a Polícia Federal finalize seu relatório ainda em 2024, mas o tempo até o fim do ano é considerado insuficiente para avançar no caso.
A Procuradoria-Geral da República (PGR) deve deixar a denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por tentativa de golpe de Estado para 2025, conforme avaliam fontes políticas e jurídicas. A expectativa é que a Polícia Federal finalize seu relatório ainda em 2024, mas o tempo até o fim do ano é considerado insuficiente para avançar no caso.
Interlocutores do governo estimam que a PGR apresente a denúncia em fevereiro ou março de 2025, após o Carnaval. Ainda que a acusação sobre tentativa de golpe de Estado seja considerada certa, a mesma previsão não se aplica aos processos sobre falsificação de carteira de vacina e o suposto desvio de joias.
Narrativas de golpe
O governo avalia a possibilidade de os temas de vacina e joias ficarem de fora da denúncia, apesar do potencial para sustentar a narrativa de tentativa de golpe. O argumento é que a falsificação da carteira de vacina justificaria uma fuga para os EUA, enquanto as joias poderiam representar uma fonte de recursos para o sustento da família no exterior.
COMENTÁRIOS