Seja bem-vindo
Manaus,14/11/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Do Petrônio Portella para o mundo: estudante garante vaga em programa de intercâmbio nos EUA

O estudante passou pelas seleções desenvolvidas pelo Departamento de Estado norte-americano.

Assessoria de Imprensa
Do Petrônio Portella para o mundo: estudante garante vaga em programa de intercâmbio nos EUA Hitalo Kleto
Publicidade

Aluno da Escola Estadual de Tempo Integral (Eeti) Petrônio Portella, localizada na zona centro-oeste de Manaus, David dos Santos, de 17 anos, é o representante do Amazonas no Programa Jovens Embaixadores (JE). O estudante passou pelas seleções desenvolvidas pelo Departamento de Estado norte-americano, e viajará, em janeiro de 2025, para Washington, capital dos Estados Unidos da América (EUA), para um período de intercâmbio. No total, mais de 5 mil inscrições foram feitas no programa, e 30 alunos de escolas públicas de todo o Brasil foram selecionados para a viagem.

No Brasil, o Programa Jovens Embaixadores (JE) é coordenado pela Embaixada e Consulados dos EUA e tem o objetivo de reunir alunos do Ensino Médio com boas notas, proficiência em inglês e iniciativas de empreendedorismo e sustentabilidade. E foi por meio do projeto “Petrônio Portella (PP) Sustentável” que o estudante David dos Santos conseguiu avançar no concorrido certame realizado pelo JE.

Desde 2013, a escola desenvolve práticas sociais dentro da educação ambiental e fiscal no ambiente escolar, com enfoque em ações de combate à degradação do meio ambiente. Na prática, os discentes se mobilizam para a limpeza integral da unidade escolar, evitando o desperdício de papel, itens plásticos e extinguindo as pichações e depredações dentro da Eeti Petrônio Portella.

De acordo com David dos Santos, a iniciativa da escola possibilitou uma experiência de vida, que ele aguarda ansioso. “Já ouvia falar no projeto e decidi tentar este ano. Realmente não esperava chegar tão longe, mas fui avançando até a seleção final. Fiz provas em inglês, submeti nossas práticas na escola e recebi muito apoio dos meus professores, colegas e, principalmente, da minha família, que acreditavam até mais do que eu mesmo”, compartilhou.

Histórico positivo

Para David, a possibilidade de ir aos EUA por meio do JE já era conhecida, porque a Eeti Petrônio Portella já tinha levado um representante à fase final da seleção. De acordo com o professor Miquéias Nunes, que leciona a disciplina de Língua Inglesa e orienta os estudantes anualmente no programa, a ida da aluna Lorena Soares para os Estados Unidos, em 2021, estimulou que outros discentes sonhassem com o mesmo destino.

“Eles viram que é possível e intensificamos as inscrições ano após ano. Para mim, é motivo de muito orgulho ver os nossos alunos vivendo isso. Já tive a mesma oportunidade e me sinto na obrigação de possibilitar isso para eles”, destacou o professor.


Para 2025, o Programa Jovens Embaixadores priorizou ações de sustentabilidade com a justificativa de que o Brasil sediará a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP) 30. Nos EUA, os 30 jovens selecionados vão participar de oficinas de empreendedorismo e liderança, reuniões com representantes do governo norte-americano, visitas à escolas e projetos de empreendedorismo social, intercâmbios culturais com estudantes norte-americanos, além de visitas a locais históricos.

“A gente só conhece o nosso potencial quando tentamos fazer as coisas. É isso que quero deixar como mensagem, que vocês arrisquem, tentem. Tenho certeza que vai ser uma experiência incrível, e que só foi possível porque fui incentivado a tomar a iniciativa”, finalizou David dos Santos.





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.